Praça - marketing
É forma como o produto será disponibilizado ao cliente, levando em consideração a localização, os canais de distribuição e relação com os fornecedores.
A distribuição geralmente é o mais diferenciado e o menos entendido de todos os componentes do composto de marketing: ela também é o componente menos suscetível a uma mudança e o mais provável que bloqueie uma estratégia de entrada bem-sucedida em mercados globais, nos quais os canais são maiores e os problemas de logística se multiplicam. O canal eficiente e as estratégias de logística começam com uma compreensão das estruturas de canal disponíveis, fluxos, funções, valores e custos da forma como se relacionam às necessidades do cliente e aos objetivos e recursos da companhia.
As diferentes empresas que compõem o canal proporcionam utilidade de tempo, de lugar e de posse para os compradores, as utilidades de tempo, lugar e posse são definidas como De tempo: refere-se à satisfação que os clientes obtêm de ter um produto disponível no momento em que ele é desejado, De lugar: proporciona satisfação pelo fato de os produtos estarem localizados onde os consumidores podem adquiri-los com facilidade, De posse: ocorre quando os intermediários do canal prestam serviços de modo tal que os clientes possam adquirir e usar os produtos com o menor número possível de obstáculos
De posse: ocorre quando os intermediários do canal prestam serviços de modo tal que os clientes possam adquirir e usar os produtos com o menor número possível de obstáculos.
Distribuição
Vamos imaginar todos os brasileiros indo até as fábricas de chocolate cada vez que desejassem comer... Isso causaria um desgaste para os consumidores e para os vendedores. Do lado dos consumidores, o desgaste de ir até cada empresa e, da parte das empresas, desgaste e custo para preparar equipes de atendimento ao varejo. Por essa razão, produtos como o chocolate necessitam de canais de distribuição. Um canal de distribuição "é uma rede