Praça da Estação de Governador Valadares
Conhecida também por Praça João Paulo Pinheiro, tem a primeira locomotiva a cruzar a cidade. Possui uma enorme fonte onde fica a locomotiva, cercada de lindos jardins floridos e árvores centenárias. O parque fica na entrada da estação ferroviária, e próximo ao GV Shopping.
A Maria-Fumaça da Praça da Estação, uma locomotiva de fabricação europeia, provavelmente inglesa, do ano de
1925. Desde a década de 1960, o monumento ornamenta a praça da Estação. Antiga propriedade da Vale, a locomotiva foi doada ao município de Valadares nos anos de 1980.
Valadares recebe atualmente da mineradora Vale investimentos que giram em torno de R$ 75 milhões em projetos de infraestrutura. As obras, que variam da construção de viadutos a revitalização de espaços públicos, constam de reformas e construção pela empresa em parceria com a administração municipal. O objetivo é simples: oferecer mais segurança, lazer, comodidade e mobilidade à sociedade valadarense no trânsito e em espaços públicos.
E em uma dessas obras a Praça da Estação foi beneficiada ganhando assim uma nova cara, um novo olhar!
Foto tirada em 2011, antes da reforma da Praça
Foto de fevereiro de 2014, depois da reforma
Podemos concluir que a Praça da Estação tem uma boa estrutura já que foi reformada em pouco tempo, mas então o que falta para ela receber mais turistas?
Estes são os principais problemas enfrentados:
Falta de Iluminação,investimentos culturais (Shows, feiras de artesanatos,apresentações,etc.) e segurança pública;
Interesse da população em visitar a praça;
Divulgação;
Um planejamento estratégico para tentar atrair mais turistas para a praça é a implantação de barracas artesanais, pois quando os turistas chegarem por meio do trem será atraído pelas barracas, e assim visitando esse local mais vezes, o que não tem acontecido.
A propaganda sendo ela empresa, ou visual irá atrair os turistas e até mesmo a população