elementos do meio ambiente
Curso: Edificações
Disciplina: Elementos do Meio Ambiente
Grupo: Areta Vieira, Bárbara Hellen, Ítalo Rabelo, Luthyanno Santana e Vitória Abreu.
________________________________________________________________________________
A partir da nossa análise, apresentamos os seguintes tópicos:
I. Poluente Atmosférico refere-se a qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos que possam tornar o ar impróprio, ofensivo à saúde e/ou prejudicial ao meio ambiente.
II. O objetivo da resolução CONAMA é atingir os padrões de qualidade do ar com a criação de planos regionais de controle de poluição do ar.
III. São estes os padrões: partículas em suspensão; fumaça; partículas inaláveis; dióxido de enxofre; monóxido de carbono; ozônio; dióxido de nitrogênio.
IV. Em relação ao plano de emergência para episódios críticos de poluição do ar, o Governo, o Estado, o Município, Entidades Privadas e Comunidade geral devem prevenir os níveis de qualidades do ar, levando em conta o iminente risco à saúde da população.
V. As providências devem ser tomadas a partir dos níveis de atenção, alerta e emergência do estado em que o ar se encontra.
VI. A poluição atmosférica traz prejuízos não somente à saúde e à qualidade de vida das pessoas, mas também ao Estado com o gasto de dinheiro em hospitais e postos, decorrentes do aumento do número de atendimentos e internações hospitalares, além do uso de medicamentos e custos esses que poderiam ser evitados com a melhoria da qualidade do ar dos centros urbanos.