pratiques mód.8
“Sabemos que a leitura segue um trajeto que começa pela codificação pictográfica, que é a leitura de imagens reais ou inventadas, impressas, televisionadas, filmadas, computadorizadas ou aparentes, como os fenômenos da natureza; passa pela codificação ideográfica, quando os símbolos são invenções individuais ou de pequenos grupos, carregadas de ideias, e a leitura significativa em que as ideias, e símbolos espontâneos são substituídos pelos signos pertencentes à língua materna de um povo.”
1-Reescreva o mesmo fragmento, de modo a torná-lo objetivo. Se desejar, use o dicionário. E não se esqueça de consultar os roteiros que se encontra no final do caderno.
R=Sabemos que a leitura segue um caminho que começa pela comunicação visual, escrita e computadorizada de uma forma objetiva seja ela real ou inventada, através da televisão, dos computadores, dos jornais ou de uma bela tarde de sol que pode ilustrar uma bonita história infantil ou um lindo dia ensolarado na praia.
O homem desde o início dos tempos utiliza imagens, símbolos para se comunicar individualmente ou em pequenas comunidades utilizando uma comunicação de fácil compreensão que transmite suas ideias de uma maneira espontâneas, fácil de ser entendida.
Utilizando símbolos e ideias de fácil leitura e compreensão, transmitindo uma leitura clara concreta uma informação na sua língua materna.
2-Cidadão de papel, o autor Gilberto Dimenstein optou por esse título por acreditar que a cidadania é ainda algo distante, que está apenas no papel, ou seja, nas leis; e que na realidade, o brasileiro ainda não alcançou plenamente.
E você estudante, o que pensa? O brasileiro é um cidadão de papel? Por quê? Em seu caderno, anote suas reflexões. Pense também a respeito das seguintes questões:
1-Quais são os direitos do cidadão? E os deveres?
2-A cidadania é possível quando direitos mínimos como alimentação, moradia, educação, saúde e