Fundamentos De Custos
Texto organizado por José Roberto Domingues da Silva
1 - CONTABILIDADE DE CUSTOS
1.1 NATUREZA, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE
A contabilidade de custo hoje possui um papel fundamental nas empresas, pois com a adequada apuração, com a análise e com o controle dos custos unitários, o administrador do negócio, pode tomar decisões importantes, que visam buscar um melhor posicionamento de mercado, rentabilidade e posicionamento competitivo.
Existem inúmeras finalidades para se estudar e acompanhar os custos dentro da empresa, entretanto, pode-se destacar as mais utilizadas nas empresas como descrito abaixo: a- apuração dos custos unitários; b- avaliação dos estoques; c- primeiro passo para formação de preço; d- rentabilidade de produto, setor, mercado, etc.
1.2 CONCEITO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Custo Industrial, compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens. Toda vez que uma empresa industrial pretende obter bens seja para uso, troca, transformação ou consumo, ou ainda utilizar algum tipo de serviço, ela efetua um gasto.
Os gastos que se destinam à obtenção de bens de uso da empresa (computadores, móveis, máquinas, ferramentas, veículos etc.) ou aplicações de caráter permanente (compra de ações de outras empresas, de imóveis, de ouro etc.) são considerados investimentos. Consideram-se ainda investimentos os gastos com a obtenção com a obtenção dos bens destinados a troca (mercadorias), transformação (matéria-prima, material secundário e material de embalagem) ou consumo (material de expediente e limpeza) enquanto esses bens ainda não foram trocados, transformados ou consumidos.
Quando os gastos são efetuados para obtenção de bens e serviços que são aplicados na produção de outros bens, esses gastos correspondem a custos. Quando a matéria-prima, o material secundário e o material de embalagem deixam de ser estoques, passando, para o processo de fabricação, os valores gastos na obtenção