Fundamentos de Custos
DIMITHRIUS RODRIGUES
RESUMO DE CAPITULO: baSES PARA O CONHECIMENTO DE CUSTOS
Resumo de capitulo: Bases para conhecimento de custos. Disciplina: Gestão e análise de custos. Curso de Comércio Exterior. Santos
2014
BASE PARA CONHECIMENTO DE CUSTOS
Baseado em interesses e deveres empresariais faz-se necessário alguns conhecimentos sobre custos. O objeto do custeio e seus métodos seguem uma classificação. E sua aplicação será definida pelo objetivo a ser alcançado pela empresa.
Sobre os deveres, são as exigências legais. E sobre os interesses referem-se a informações precisas para tomada de decisões para manter e ou melhorar o desempenho das empresas.
Cada método de custeio aplica-se melhor em determinada situação. Existem os tradicionais: custeio por absorção; custeio pleno; custeio variável. Mais utilizados em ambientes de produção, onde o foco é o custo do produto. Existem os contemporâneos com novas abordagens: custeio ABC; custeio alvo; teoria das restrições e o sistema de gestão econômica.
Como visto as informações apuradas por cada um desses métodos tem objetivo de lucro, controle e decisões.
Existe uma terminologia especifica apropriada para que facilite as anotações e prestações de contas inclusive nos demonstrativos de resultado das empresas.
Quanto a terminologia e suas divisões segue quadro explicativo:
Detalhes do quadro:
Diretos: Matéria-prima, mão de obra direta
Indiretos: energia elétrica, seguros, depreciação, mão de obra indireta, taxas e impostos, materiais auxiliares, aluguel, combustíveis etc.
Fixos: seguro, depreciação, mão de obra indireta, taxas e impostos, aluguel etc.
Variáveis: matéria-prima, mão de obra direta, energia elétrica, materiais auxiliares, combustíveis etc.
Ainda podemos observar outras classificações:
Todo custo é um gasto. Mas, nem todo gasto é um custo, pode ser uma despesa ou um investimento.
Tanto empresas industrial, comercial ou prestadoras