fundamento de custos
1º Ponto - Introdução ao fundamento de custos e aos conceitos de custos.
1. EMPRESAS COMERCIAIS E EMPRESAS INDUSTRIAIS
Empresas Comerciais – Os comerciantes e distribuidores (revendedores) de mercadorias, tais como varejistas e atacadistas, compram produtos acabados que não exigem qualquer processo fabril anterior. Os produtos em estoques, no término de um período contábil, são descritos como estoques de mercadorias.
Empresas Industriais – As indústrias compram matérias-primas e transformam-nas ou processam-nas, dando-lhes a forma de um novo produto. As matérias-primas ainda que não entregues à produção são chamadas como estoques de matérias-primas. Na fábrica, no fim do período contábil, pode haver materiais que estejam parcialmente transformados, que são denominados produtos em elaboração. A produção integralmente acabada que aguarda a venda aos clientes é chamada de estoque de produtos acabados.
2. CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE (CONTROLE) DE CUSTOS
Indústria de Transformação – A transformação de matérias-primas pode ocorrer por processo mecânico, térmico ou químico. EX.: Indústria de móveis de madeira ( a partir da madeira, fabricam mesas, cadeiras, indústrias petrolíferas ( a partir do petróleo, produzem gasolina, gás, óleo etc)
Indústria de Beneficiamento – Visa modificar, aperfeiçoar, e até mesmo dar uma melhor aparência ao produto sem que haja transformação. EX.: empresas beneficiadoras de arroz ( apenas retiram as cascas e as impurezas).
Indústria de Montagem de Peças – O produto final desse tipo de indústria resulta da montagem de peças produzidas normalmente pelas indústrias de transformação. EX.: indústrias automobilísticas, de rádios, aparelhos de televisão, de relógios.
Indústria de Restauração ou Recondicionamento – As atividades se concentram na recuperação de produtos usados ou mesmo deteriorados. EX.: retificadoras de motores, recauchutadoras de pneus etc.
3. FINALIDADES DA