PRATICAS EMERGENTES
Deve analisar um individuo em sua totalidade, precisa estudar o profundo do ser humano, a realidade social, o psicologo precisa aprender com a prática, ser investigador, ter empatia, se entender para poder reintegrar outras pessoas. Viver em curiosidade intelectual, ser reflexivo, ter postura profissional.
O psicologo precisa ter conhecimento em filosofia, antropologia, ciências sociais deve ser sua base, porém deve perceber que o pensamento não para.
Hoje já não se trabalha com modelos clássicos de clinicas, viu-se a necessidade de abranger toda população.
Porém, segundo o artigo de Denize Torós, a psicologia ainda encontra dificuldades para desenvolver seus estudos para compreender o comportamento humano; muitos consideram a psicologia como ciência insuficiente. Mas qual outra área poderia explicar as reaçoes humanas?.
Referencias Bibliográficas:
Psicologo Brasileiro- Praticas Emergentes e desafios para a formaçao 2 edicao(Conselho Federal de Psicologia) vários autores.
Profala.com/artpsico55.htm
Já nos dias de hoje, o behaviorismo não acredita que o comportamento é uma ação isolada, mas sim uma interação entre o que o sujeito faz e o ambiente onde está inserido. Assim dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente em que habita.
Outro behaviorista foi B. F. Skinner (1904-1990), sua linha de estudo foi conhecida como Behaviorismo Radical para definir uma Filosofia do Comportamento por meio de análise