Praticas emergentes
PRATICAS EMERGENTES
PSICOLOGIA DA SAÚDE
Em decorrência da globalização, os países desenvolvidos ou aqueles ainda em desenvolvimento, aumentam cada vez mais a lei da oferta e da procura e consequentemente aumentam também a busca pela produtividade em larga escala em um curto prazo de tempo. Observando estes fatores, nota-se que contratação de funcionários no mercado de trabalho, em sua maioria, procura nos mesmos um perfil cada vez mais exigente e que corresponda a demanda rápida e eficaz mencionada anteriormente. Com isto, nas ultimas décadas, pesquisas mostram que os trabalhadores, em muitos casos, podem sentir-se pressionados e o trabalho unidos a outros fatores pessoais e sociais, pode torna-se um sobrecarga emocional e psíquica.
Conselho Federal de Psicologia no livro o Psicólogo brasileiro traz luz ao tema práticas emergentes, voltada à psicologia social no Brasil desde 1980. Entre essas práticas é possível relacionar diversas áreas de atuação e entre elas está a psicologia trabalho e saúde. (2013)
As práticas em trabalho e saúde tentam estabelecer uma relação de estudo e de denúncias das condições do exercício profissional no processo do adoecer psíquico. [...] Buscam-se formas de superação de determinantes socioeconômicos e do ambiente presente no trabalho, que geram doenças psicológicas. A abordagem sobre a questão do trabalho tem buscado dar menos ênfase à questão da produção e mais à questão da saúde e do sofrimento psicológico. A doença mental do trabalhador passa ser o objeto de enfoque especial do psicólogo social, atento ao peso dos aspectos organizacionais nas gênesis do sofrimento. Trata também da relação entre o sofrimento mental e a psicopatologia (fadiga, irritabilidade, isolamento social etc) presentes na condição de trabalho (Conselho Federal de Psicologia, 2013, pg. 216,217).
O trabalho do psicólogo social ainda precisa de mais reconhecimento e divulgação. Mais pesquisas ainda precisam ser feitas para a expansão desta área de