praticas emergentes
Temos vários casos de emergências como tragédias e catástrofes que vem ocorrendo em grande número nos últimos anos. Existe uma equipe multiprofissional na assistência as vítimas mas acabamos nos esquecendo dos danos interior que sofrem os.
O papel do psicólogo não e só dar assistência a vítima, mas aos familiares prejudicados, porém existe muita dificuldade encontrada para a realização deste trabalho, a falta de infraestrutura, a aceitação da sociedade e das vítimas, e o investimento do governo em melhorias. Nos últimos anos além de eventos de crises gerados em função da ação direta da humanidade vivenciamos uma crescente ocorrência de problemas climáticos refletir sobre situações de emergência e gerenciar ações de antecipação aos acontecimentos. Primeiro passo nesse sentido e definir os norteadores da ação como a promoção do protagonismo do afetados por meio do incentivo a organização social e política com respeito as singularidades das comunidades e suas formas tradicionais de sobrevivência.
A criação de redes que beneficiara a ação e sem dúvida um item de extrema importância pois todas as informações deveram ser trocadas com todo o conjunto possibilitando que haja um acordo comum em benefício de toda a comunidade afetada.
É de suma importância que o profissional não haja sozinho tampouco desconheça a estratégia e priorize determinados níveis sociais de saúde e educação local em outros termos e situações de emergência as necessidades básicas como: comida, agua, abrigo e um mínimo de conforto físico e emocional devem ser supridas em primeira estância.
Em segundo lugar a intervenção deve ter como pilares fundamentais as propostas de elaboração de sofrimento (coletivos e individuais) gerados pela situação e também a construção da autonomia (das comunidades grupos de pessoas e autoridades envolvidos).
A