Praticas Emergentes Corrigido
A Inserção do Psicólogo no Hospital se deu pela primeira vez em 1818 no Hospital Mc Lean em Massachussets e no mesmo local, foi formada a primeira equipe multidisciplinar e nesta equipe foi incluído um Psicólogo.
Em 1904, no mesmo Hospital foi fundado um laboratório de psicologia onde foram desenvolvidas pesquisas importantes na área da Psicologia Hospitalar. Durante séculos a atenção psicológica dos enfermos foi confundida com religiosidade e o acompanhamento desses pacientes em clinicas e hospitais era feito por freiras.
A especialização na Psicologia, denominada no Brasil de Hospitalar, é inexistente em outros países. A aproximação ao que seria no Brasil a Psicologia Hospitalar é denominada Psicologia da Saúde em outros países que por sua vez é muito bem consolidada.
A American Psychology Association (APA) foi a primeira associação de Psicólogos a criar um grupo de trabalho voltado a área da saúde em 1970.
Em 1979, foi criada uma divisão 38 chamadas Health Psychology, que tinha como objetivo compreender a saúde e a doença através de pesquisas e integrar a Biomedicina com o conhecimento Psicológico.
Seguindo a mesma linha, em 1986, foi formado na Europa a European Healt Psychology, que visava promover a pesquisa teórica e empírica e seus benefícios para a Psicologia da saúde Europeia.
O Primeiro encontro dos profissionais da Psicologia da Saúde se deu em 1984 em cuba e este encontro foi o marco propulsor do reconhecimento da área.
Após a Segunda Guerra Mundial (que durou de 1939 a 1945), grandes mudanças foram necessárias e lentamente foram constituindo equipes interdisciplinares para se construir sistemas de atenção integral ao indivíduo.
Dessa Forma, o acompanhamento Psicológico saiu da concepção religiosa para uma atenção psicológica profissional. Os modelos de Freud, Lacan e Jung eram bem questionados, pois era mostrado claramente a mente-corpo e o ambiente no qual o paciente era inserido.
A