praticas digitais
Contadores digitais são dispositivos úteis e versáteis que são considerados como sendo um grupo de flip-flops. O número de flip-flops utilizados e a forma em que estão conectados vão determinar o módulo e a sequência específica de módulos que o contador vai percorrer. São divididos quanto ao sincronismo, podendo ser síncronos e assíncronos.
Os contadores podem ser assíncronos, quando existe o sinal de clock aplicado apenas ao primeiro estágio.
Os contadores também podem ser SÍNCRONOS, quando existe um sinal de clock único externo aplicado a todos os estágios ao mesmo tempo.
Estrutura básica de um contador assíncrono usando flip-flops do tipo JK:
DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento das experiências foi necessário à utilização de um PC com o software QUARTUS II e um kit didático com FPGA.
RESULTADOS:
CONCLUSÃO:
O contador assíncrono binário de 3 bits fez a contagem de 0 á 7, e se quisermos aumentar o valor a ser contado basta aumentar o número de flip-flops utilizados.
Um problema que ocorre com esse tipo de flip-flop é que cada um precisa de certo tempo para mudar de estado.
INTRODUÇÃO
Somador completo de 1 bit
Em eletrônica, um somador é um dispositivo que faz adição entre dois números. Um semi-somador é um circuito logico que realiza a adição binaria de 1 bit. Dado dois números binários de 1 bit, P e Q, S é a soma de 1 bit entre P e Q, e ST é o bit de saída de transporte. Os casos possíveis para adição, binaria de 1 bit, são: 0 + 0 = 0; 0 + 1 = 1; 1 + 0 = 1; 1 + 1 = 0 com Transporte de 1.
Isto significa que o circuito semi-somador pode ser implementado somente com duas portas-logicas: uma porta OU EXCLUSIVO e uma porta E.
DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento das experiências foi necessário à utilização de um PC com o software QUARTUS II e um kit didático com FPGA
RESULTADOS:
Entradas Saídas
A B C-IN S C-OUT
0 0 0 0 0
0 0 1 0 1
0 1 0 0 1
0 1 1 1 0
1 0 0 0 1
1 0 1 1 0
1 1