praticas de saude
Falanges (14 em cada mão) Ossos dos dedos da mão. Cada dedo possui três falanges: uma distal, uma média e uma proximal ,exceto o polegar que possui apenas duas.
Articulações interfalângicas
Existe uma articulação interfalângica proximal e uma distal para cada dedo, do 2 ao 5; o polegar tem somente uma articulação interfalângica.
Os movimentos fisiológicos de cada falange são: flexão e extensão.
A primeira imagem mostra a extremidade superior em diferentes regiões: região deltóide, fossa cubital, eminência tenar e hipotenar ...
O próximo capítulo trata da osteologia do membro superior, com todas as estruturas anatômicas e inserções musculares e ligamentos dos ossos: escápula, clavícula, úmero, ulna, rádio, ossos do carpo, metacarpos e falanges dos dedos.
A seção de Artrologia inclui o estudo das articulações e ligamentos que formam o membro superior, incluindo as articulações arcrômio-clavicular, esterno-clavicular, rádio-ulnar proximal e distal, gleno-umeral, húmero ulnar, carpo-metacarpo, metacarpo-falangeana e articulações interfalangianas da mão.
Várias ilustrações lidam com a motricidade do membro superior, com diversos compartimentos musculares (compartimentos fasciais), fáscias e septo intermuscular, os músculos e tendões.
O capítulo sobre as artérias dos membros superiores começa com uma visão geral das artérias (artérias subclávia, axilar, artérias braquial, radial e ulnar e arcos profundos e superficiais palmares), e, em seguida, mostra diferentes imagens anatômicas das artérias da região deltóide do cotovelo, mão (palmar e dorsal) e dedo.
Apenas as veias superficiais da mão, antebraço e braço foram representadas, a anatomia das veias profundas, sendo semelhante ao das artérias.
Um diagrama anatômico trata dos gânglios linfáticos do membro superior, com os nódulos peitorais, axilares (gânglios linfáticos), para-mamários, umerais, parasternais e ulnares.
O estudo da