Praticas de RH
Curso – ADM, 5º período, matutino
Disciplina – Recursos Humanos I
Prof. Justina
Acadêmico - Jaison Eleno Zatelli
Pesquisa conceitual
No processo de agregar, atrair, suprir ou contratar pessoas
MERCADO DE TRABALHO
Mercado significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que procuram um produto ou serviço. O mecanismo de oferta e procura é a característica principal de todo mercado. O mercado de trabalho é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações.
Para CHIAVENATO (2004), o objeto do mercado de trabalho esta nas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações, em determinado lugar e em determinada época. Assim, o mercado de trabalho abrange ofertas e procuras, ou seja, disponibilidade e demanda de empregos. Esse autor diz ainda, que existe duas situações opostas: oferta de empregos (vagas oferecidas) e de procura de empregos (vagas procuradas).
MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidades para o cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH andam juntos, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal
Para CHIAVENATO (2004), o mercado de recursos humanos é constituído pelo conjunto de indivíduos aptos a trabalhar em determinado lugar e em determinada época. Isto é, “pelo conjunto de pessoas empregadas ou desempregadas e aptas a trabalhar”
Esse autor ainda nos diz que o mercado de recursos humanos é constituído de candidatos reais e potenciais em relação a determinadas oportunidades de emprego: são candidatos reais quando estão procurando alguma oportunidade, independentemente de terem ou não empregos e são candidatos potenciais quando, não estejam procurando emprego, têm condições de ocupar