Praticas de programação de CLPs
Relatório Prática nº 2
Assunto: Prática Maleta Didática Altus referente à aula do dia 11 de setembro de 2014
Introdução
Na prática do dia 11 de setembro de 2014, seguimos o roteiro para escrita em ladder de uma simulação para controle de ativação de dois atuadores, representados aqui como luzes. Também desenvolvemos uma tela de visualização para melhorar a interface máquina-humano.
Desenvolvimento
Inicialmente, escrevemos usando ladder a lógica para ativar os jatos de ar e névoa quando o sistema estivesse ligado e o sensor de presença detectasse um objeto. O resultado pode ser visto na figura 1.
Figura 1 - Lógica em ladder
Feito isso, fizemos o log in em modo simulação para testar. Em seguida, fizemos a montagem gráfica da tela de visualização e atribuímos os endereços das saídas e das entradas para que suas variações implicassem na mudança de cor dos objetos na tela.
Com isso pronto, fizemos a configuração da comunicação do computador com a maleta e depois o download do programa para a maleta.
Fazendo o log in e executando o programa, pudemos fazer os testes das possíveis entradas e saídas, conforme pode ser visto nas figuras abaixo.
A figura 2 mostra o programa em estado inicial.
Figura 2 - Situação inicial
Quando o botão start é pressionado, a tela da figura 3 é vista pelo usuário.
Figura 3 - Botão start pressionado
Ao liberar o botão start, a tela mostrada na figura 4 pode ser vista. Note na exibição ladder que o selo mantém ligada a bobina que indica que o sistema está ligado.
Figura 4 - Sistema ligado depois de soltar o botão start
Com o sistema ligado, quando o sensor de presença detecta algum objeto, os jatos de ar e de névoa são ativados, conforme mostrado na figura 5.
Figura 5 - Sensor ativado
Por fim, o sistema é desligado a qualquer momento que o botão stop é pressionado.
Figura 6 - Botão