Praticas de botanica
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: BOTÂNICA FARMACÊUTICA
PROFª: Ms. CRISÁLIDA VILANOVA
ALLYNE VELOSO SANTOS SILVA - FA09206-33
RELATÓRIOS REFERENTES ÀS AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA
São Luís
2011
Relatórios referentes ao estudo da planta Petiveria alliacea L. Petiveria alliacea é o nome científico da planta vulgarmente conhecida como tipí, amansa-senhor e outras denominações. Da família Phytolacaceae, é conhecida popularmente por seus poderes mágicos. É planta nativa da floresta amazônica e das áreas tropicais da América do Sul, Central, Caribe e África. Diz que esta planta teria sido levada para a costa ocidental da África, na 2º metade do século XIX, pelos negros libertos que retornaram àquele continente.
Possui atividade hipoglicemiante, diurética, anti-reumática, anti-helmíntica, antiespasmódica, abortiva, analgésica, antifebril, antitumoral, enfermidades nervosas, afrodisíaca, entre outras.
A título de curiosidade existe uma história entre o nome vulgar dado a ela pelos negros do período escravagista no Brasil e as perturbações mentais de que eram acometidos os senhores de escravos, quando lhes eram ministradas, secretamente, doses parceladas, por tempo prolongado, de poções à base desta planta, visando proteger as mulheres negras do assédio de seus patrões.
1ª AULA PRÁTICA: EXSICATA
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O herbário é uma coleção de plantas inteiras ou ramos com folhas, flores e frutos desidratados, montados geralmente em cartolina padrão com etiquetas contendo informações de coleta e número de registro, recebendo o nome de exsicatas, conservadas de acordo com técnicas específicas. No herbário as amostras coletadas são identificadas, pela comparação com as amostras depositadas na coleção. Geralmente a coleção botânica é atualizada por especialistas de famílias, gêneros ou espécies, chamados de Taxonomistas.
As coleções de um