Pratica botanica ii
Ednesio Gonçalves da Rosa
RESUMO
A natureza com o decorrer dos anos desenvolveu estratégia para multiplicas suas espécies, e as flores não ficaram de fora deste processo, criando meios para facilitar sua polinização como o surgimento de flores andróginas que compõe órgão masculino e feminino em uma única flor, por esse motivo foi utilizado para essa praticas o hibisco e a alamanda por terem suas estruturas bem definidas. Os insetos ganharam papel importante nesse processo de biodiversidade, levando o pólen de uma planta para outra, surgindo assim plantas mais resistente e com variações genéticas importantes para garantir a sobrevivência de muitas espécies.
Palavras-chave: Andróginas. Insetos. Polinização.
1 INTRODUÇÃO
Foram utilizadas as flores de hibisco e alamanda por serem plantas de fácil obtenção e por possuírem seu sistema de reprodução bem definido, alem de estruturas macroscópicas. Vejamos o que diz Amanda Dezze do Amaral, 2012 sobre as flores de hibisco:
O hibisco, hibiscus sabdariffa, é uma planta típica da Síria, muito usado como planta ornamental, devido sua coloração vermelha. É também devido a sua coloração, em grande parte, que o hibisco vem chamando a atenção para os benefícios que pode trazer para a saúde [...]. Usado como planta medicinal é utilizado principalmente como hipertensivo e redutor de colesterol, também atua em doenças do fígado e ajuda a impedir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade devido seu forte caráter antioxidante.
As flores alamanda são arbustos utilizados frequentemente como cercas vivas em jardins e muros de residências, não muito compactas e com muitas flores, sendo essas tubulares e amarelas, que se formam durante todo o ano.
2 OBJETIVOS
• Visualizar as estruturas que compõem as flores, diferenciar as estruturas masculinas e femininas e compreender o processo de reprodução vegetal.