pratica um conservação de energia
DISCIPLINA: MEDIÇÕES DE ENERGIA ELETRICA
PROFESSORA: LIVIA COSTA
PRÁTICA 01: DEFINIÇÕES DE ENERGIA ELETRICA E EFICIENCIA ENERGETICA, AVALIAÇÃO DA IMPORTANCIA DA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA E DEFINIÇÕES DO PROCESSO DE AUDITORIA ENERGÉTICA.
ACADEMICOS: Anderson Alexandre Paz Cardoso.
Limoeiro do norte-CE 22 de Janeiro de 2014
O presente relatório ira apresentar experimentos de eletromagnetismo e circuitos magnéticos, e mostrar por meio deste que cargas elétricas em repouso produzem um campo elétrico, e cargas elétricas em movimento, além do campo elétrico, produz um campo magnético.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA 4
2. OBJETIVOS 5
3. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 5
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 5
5. CONCLUSÃO 8
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O nascimento do eletromagnetismo se deu no século XIX, com a clássica experiência do físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1771-1851). Em 1820, ele verificou que, ao colocar um bussola sob um fio onde passava uma corrente elétrica, verificava-se um desvio na agulha dessa bussola. A partir dessa experiência Oerted estabeleceu uma relação entre as propriedades elétricas e magnéticas, dando origem ao eletromagnetismo.
Michael Faraday (1791-1867), cientista autodidata inglês, deu sua grande contribuição ao eletromagnetismo com a descoberta da indução eletromagnética, fundamental para o surgimento dos motores mecânicos de eletricidade e os transformadores.
O conceito de ondas eletromagnéticas, apresentado por Maxwell em 1864 e confirmado experimentalmente por Heinrich Hertz em 1886, é utilizado para demonstrar a natureza eletromagnética da luz.
Quando uma carga elétrica se desloca no espaço, a ela se associam um campo elétrico e outro