Pratica Pedagógica
Matéria: Dificuldade de aprendizagem
Professora: Luciene
Caractéristicas O termo discalculia (palavra oriunda do grego e do latim, respectivamente: dis=mal; calculare=calcular) define uma condição na qual o indivíduo apresenta dificuldade de aprendizagem especificamente de manipular números. Este distúrbio afeta indivíduos de todas as idades e pode ser classificado como moderado, severo ou total. A Discalculia, como os demais distúrbios, é uma disfunção neuropsicológica que interfere na aprendizagem da aritmética e gera dificuldades para lidar com cálculos e tudo que envolve sequência lógica. Contrariamente à acalculia, a discalculia encontra-se sobretudo em crianças, é de carácter evolutivo ou desenvolvimental, não resulta de uma lesão e associa-se sobretudo a dificuldades de matemática.
Manifestação
Quem sofre de discalculia tem enorme dificuldade de entender conceitos matemáticos como a divisão e a multiplicação. Outras dificuldades notáveis: não consegue visualizar um ou mais conjuntos (de objetos, por exemplo) dentro de outro maior; muito menos associar um quilo a quatro pacotes de 250 gramas cada; fazer a sequência certa, ou seja, o 10 vem antes do 11, mas depois do 9. Essa criança também confunde bastante o 6 pelo 9, o 3 pelo 8 e o 2 pelo 5; e se atrapalha na hora de fazer a correspondência entre o número de camisetas de um time de futebol com o número de seus jogadores.
Como se trabalhar em sala: Jogos de tabuleiro são excelentes para aprender os números, solicitando a contagem dos espaços a mover em cada volta. Podem ser introduzidas algumas referências à adição ou à subtração no decorrer do jogo. Utilizar ou inventar "cantigas e lengalengas com números". Muitas crianças podem aprender conceitos matemáticos mais rapidamente (e recordarem por mais tempo) quando a música, rima e ritmo são utilizados para os ensinar. Encorajar a criança a utilizar os números diariamente,