Pratica Pedagogica e recursos utilizados nas escolas
Disciplina: Processos de Aprendizagem II
Curso: Psicopedagogia Clinica e Institucional
A prática pedagógica, metodológica, técnicas e recursos utilizados atualmente nas escolas com a finalidade de desenvolver as potencialidades dos alunos.
Nos tempos atuais, os denominados sistemas digitais têm ganhado cada vez mais espaço entre as inovações tecnológicas. Grande parte dos instrumentos tecnológicos de hoje envolvem sistemas digitais, principalmente no caso dos computadores.
Os recursos tecnológicos na escola são utilizados em diferentes aulas, de uma forma interdisciplinar onde os professores realizam trabalhos, leituras pesquisas, etc., proporcionando uma avaliação mais ampla de todas as atividades realizadas.
A educação é um campo amplo do conhecimento, no qual o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem, enquanto a pesquisa pode ser entendida como uma maneira de questionar e investigar a realidade, buscando construir novos conhecimentos para modificar ou melhorar a realidade investigada. Assim, a pesquisa assume um valor que está além do avanço científico porque propicia o criar, o aprender a aprender. Dessa forma, saber construir conhecimento, não é copiar, não é meramente reproduzir. Neste contexto, não se justifica mais a crença da simples transmissão de informações e conhecimentos, algumas vezes superado e ultrapassado. Antes, é preciso que a escola e o educador revejam sua prática para depois transformá-la. Pois, educar pela pesquisa exige um novo posicionamento tanto do aluno como do professor. O professor, inserido nesta proposta, assume novo papel, passa a construir junto com o aluno. Entende-se que, ao pesquisar, o aluno se compromete com o pensar, o criar e o produzir, libertando seu fazer. O professor transforma-se e assume ser o orientador do trabalho, A característica emancipa tória da educação também acontece através das relações de seus participantes: aluno, professor e o ambiente, bem como o material