Pratica mu
ESTUDO DO MOVIMENTO RETILINEO UNIFORME (MRU) 1. OBJETIVO
Estudar o movimento uniforme quantativamente e qualitativamente. Aprender as noções de espaço / variação de espaço, tempo / intervalo de tempo e velocidade, realizando medidas destas grandezas físicas. Construir e interpretar os gráficos x = f(t) e v = f(t) do movimento uniforme, a partir dos dados experimentais obtidos. Estabelecer a equação do movimento uniforme.
2. INTRODUÇÃO
Movimento retilíneo é aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas, portanto, a velocidade se mantem constante ou a variação da velocidade dá-se somente em modulo, nunca em modulo e nunca em direção, e deverá orientar-se sempre em paralelo com a velocidade. No MOVIMENTO RETILINEO UNIFORME, o vetor velocidade é constante no decorrer do tempo (não varia em módulo, sentido ou direção) e que portanto, a aceleração é nula. O corpo ou ponto material se desloca em distancias iguais em intervalos de tempos iguais, vale lembrar que uma vez que não se tem aceleração sobre qualquer corpo ou ponto material em MRU a resultante das forças aplicadas é nula.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
TRILHO MULTIFUNCIONAL E BOLINHA DE BILHAR
IMAGEM 1 – FOTO DO TRILHO MOSTRANDO O LANÇAMENTO DA BOLINHA DE BILHAR 4 CRONOMETROS DIGITAIS
IMAGEM 2 – FOTO DO CRONOMETRO
TRENA COM NIVEL
IMAGEM 3 – FOTO DA TRENA COM NIVEL
PROCEDIMENTOS ADOTADOS
Iniciou-se a prática observando como seria feito para deixar o trilho completamente alinhado com a horizontal, e foi decidido que fosse colocado pedaços de papeis para que fosse feito o equilíbrio, e com a ajuda de um “nível” para melhor precisão. Com o trilho corretamente alinhado foram feitas marcações no trilho de 50cm em 50cm (ficando 50cm, 1m , 1,5m e 2m). Assim foi lançada a bolinha, onde cada um dos integrantes do grupo com um cronometro na mão fez a medida do tempo em cada ponto marcado, chegando as dados obtidos. 4. DESENVOLVIMENTO TEORICO