RELATORIO DE IRRIGAÇÃO
Irrigação é uma técnica que consiste em aplicar a quantidade de água necessária ao solo nos momentos adequados, para que a espécie vegetal cultivada possa expressar todo seu potencial produtivo.
A determinação da umidade atual do solo é de fundamental importância no manejo da irrigação, pois indica em que condições hídricas encontram-se o mesmo. Para a realização da irrigação, a umidade do solo deve ser determinada anteriormente e servirá de parâmetro para a quantidade de água a ser aplicada pelo sistema.
Muitos são os métodos disponíveis para esta determinação, cada qual com suas vantagens e desvantagens. A escolha de qual método utilizar, dependerá da finalidade da determinação (pesquisa ou prática), disponibilidade financeira, grau de instrução da mão de obra disponível, grandeza do empreendimento, precisão desejada, tempo de resposta necessário, sensibilidade da cultura ao déficit hídrico etc
.
Os principais métodos podem ser separados diretos e indiretos.
• Método direto:
- Método gravimétrico.
• Métodos indiretos:
- Método dos blocos de resistência elétrica.
- Método do tensiômetro. - Método da moderação de nêutrons.
- TDR - Reflectometria no domínio do tempo.
Método e procedimentos utilizados:
Esse trabalho foi realizado no laboratorio de Fitopatologia e Bromatologia da UNOESTE – campus 2. Para comparar os diferentes metodos de determinação de umidade do solo. Foram coletadas 2 amostras de solos. Cada uma das amostras foram utilizadas em cada um dos métodos. Sendo eles: Método gravimétrico e método do microondas.
Método gravimétrico (padrão)
- Bastante preciso
- Exige balança e estufa
- Só fornece o resultado 24 horas depois Procedimento:
- Pesar uma amostra de 50g de solo
- Tarar uma lata de metal
- Determinar a massa do conjunto (amostra + recipiente)
- Abrir o recipiente e lavá-lo para a estufa (105ºC) durante 24 horas
- Pesar o conjunto com a amostra seca
Método do micro-ondas