evolução da importação do trigo no Paraná a partir de 1990
Resumo
Este trabalho apresenta alguns fatores que constituem a evolução das importações de trigo no estado do Paraná a partir dos anos 1990. Iremos começar com uma introdução da origem e a história do trigo no mundo, logo mais a diante iremos falar mais sobre o Brasil, de como esse produto veio pra cá e logo mais iremos dar ênfase para o estado do Paraná, nosso objetivo final. O trigo nos interessou, pois sabemos que esse produto já faz parte da economia do Paraná já faz muito tempo. E sabemos também que o seus maiores rivais são: o tempo e ausência de variedade de semente. Por muitos anos pudemos observar vários casos em que as geadas fizeram com que a taxa de importação do trigo tivesse que ser bem alta pra suprir as necessidades básicas da economia interna. Outro fator que influencia na produção do trigo é a ausência de variedades de sementes adaptadas às condições de solo das regiões de plantio.
Palavras-Chave: Evolução, Importação, Trigo, Brasil, Paraná
1.Introdução
O Brasil por ser um país basicamente agroexportador, apresenta algumas características relevantes e particulares sobre a agricultura. Porque possui uma enorme extensão de terras que facilitam com que haja a produção, ainda mais, tem um clima muito bem definido entre as suas regiões. Outro benefício é a quantidade de rios que atravessam o país de norte a sul de leste a oeste, um fator no qual ajuda na irrigação. O potencial agrícola que o Brasil conquista é 20% da área agrícola mundial, mas mesmo assim apresenta problemas com a falta de alimentos. Na verdade sabemos que os problemas são vários, mas a autossuficiência é sempre constante. Por esse motivo iremos focar esse trabalho no trigo brasileiro, especialmente do Estado do Paraná.
O trigo é uma plana de ciclo anual, normalmente é cultivada durante o inverno e a primavera. O trigo é um dos grãos mais consumidos no mundo e pode estar presente de forma direta e