Pratica Laboratorial
Disciplina: Biologia Celular Prof.: Dr. Rogaciano Batista
UNESC – União de Ensino Superior de Campina Grande
-3810294005Prática Laboratorial
00Prática Laboratorial
-381021780500
INTRODUÇÃO
Aula realizada no dia 13/04/2014, feito analise de duas lâminas histológicas, no qual foi possível identificar artéria e bactéria, onde será apresentada a seguir sua descrição.
OBJETIVOS: GERAIS E ESPECIFICOS
Identificar as lâminas histológicas oriundas do corpo humano
Artérias
São vasos sanguíneos que carregam sangue com oxigênio a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. Elas se contrastam com as veias, que carregam sangue venoso em direção aos átrios do coração.
O sistema arterial é a porção de alta pressão do sistema circulatório. A pressão arterial varia entre a máxima pressão durante a contração cardíaca, chamada de pressão sistólica, e a mínima, ou pressão diastólica, entre as contrações, quando o coração descansa entre os ciclos. Essa variação de pressão nas artérias produz uma pulsação que é observável em qualquer artéria, e é um indicador da atividade cardíaca. A parede das artérias é espessa, formada de tecido muscular elástico. Artérias finas são chamadas de arteríolas.
A camada mais externa é conhecida como túnica externa, antigamente conhecida como túnica adventícia, e é composta de tecido conjuntivo. A camada interna é a túnica média ou média, que é composta de células musculares lisas e tecido elástico, que delimita a túnica adventícia pela limitante elástica externa. A camada mais interna, que está em contato direto com o fluxo sanguíneo, é a túnica íntima, normalmente chamada de íntima. Essa camada é composta principalmente de células endoteliais e revestida pela limitante elástica interna. A cavidade interna do vaso na qual o sangue flui é chamada de lúmen. As paredes das artérias, ao contrário das paredes das veias, têm alguma resistência, fazendo com