Setor Secundário
Introdução
Iniciaremos este trabalho descrevendo um dos setores mais abrangentes da economia do nosso país, tendo em vista sua importância e todo desenvolvido gerado por ele não só no Brasil, mas em todo o mundo. Oriundo do setor primário, o setor secundário tem como objetivo transformar produtos vindos do setor primário, como por exemplo a agricultura e o pecuarismo, processando em bens de consumo ou mesmo máquinas.
O Brasil esse processo se iniciou tardiamente, somente após a Segunda Guerra e depois de ter passado por fortes crises.
Desenvolvimento
O setor secundário corresponde a um ramo de atividade que processa ou transforma os produtos oriundos do setor primário (agricultura, pecuária, extração mineral, vegetal e animal entre outros) em bens de consumo ou mesmo máquinas.
Atualmente, todas as sociedades se encontram repletas de produtos industrializados, uma vez que esses passam por um processo de transformação de matéria-prima em algum produto que tem como finalidade atender a necessidade humana.
Esse setor da economia é bastante abrangente, agrega indústria de todos os tipos, como frigoríficos, lacticínios, fábricas de roupas, calçados e alimentos em geral, além de construções que vão desde as mais simples até as mais complexas.
Muitos economistas dizem que o bem estar da produção é a ligação entre este e o setor de serviços, que tem que estar bem também para consumir os produtos fabricados. O setor Secundário é também muito importante para promover o acréscimo da economia em paises em desenvolvimento. Em paises desenvolvidos, é fundamental pro ser uma fonte de bons empregos, e também por facilitar grande mobilidade social para sucessivas gerações.
Em uma abordagem histórica é possível analisar todas as etapas que o setor secundário evoluiu, elas foram classificadas em três períodos: artesanato, manufatura e indústria moderna.
• Artesanato: corresponde à primeira etapa na qual o produto é