Setor secundário
A construção mesmo que se considera setor secundário, usualmente se considera um setor aparte, devido a que sua relevância lhe confere entidade própria.
Compreende todas as atividades econômicas de um país relacionadas com a transformação das indústrias de alimentos e outros tipos de bens ou mercadorias.
Forma parte da atividade econômica. Os diferentes processos são cada vez mais automatizados. O setor secundário também compreende os trabalhos realizados por mecânicos, eletricistas, entre outros.
O setor secundário abrange a indústria e a todas as atividades de transformação de matéria prima em bens de equipamento ou consumo.
A indústria tem sua decolagem durante os séculos XVIII y XIX no período conhecido como revolução industrial. O decolar industrial obedeceu principalmente a utilização da tecnologia da tecnologia de tarefas de trabalho.
Isto foi possível graças a traspasso de capitais, força de trabalho e mercadorias desde o setor primário, a agricultura principalmente, ao setor secundário.
O setor industrial se caracteriza pela concentração geográfica da produção procurando vantagens comparativas e de localização e as da população.
Aparecem assim, as grandes cidades e as regiões industriais, e também as regiões especializadas em determinados produtos. Nem as cidades, nem as regiões especializadas são auto-suficientes para produzir tudo o que precisam.
Aparece desta forma, a necessidade de criar mercados mais amplos, de âmbito nacional ou internacional, nos quais comprar e vender.
Neste processo o transporte vai ter um papel fundamental, que não só empolga a indústria, senão que alem disso, e um dos seus principais