Boas Práticas Laboratoriais
Laboratoriais
em Ratos e Camundongos
Grupo: Juliane Karen, Millena Mendes, Sara Carraro, Verônica,
Thobias, Daniela, Nathalia Botelho e Nicolee
BOAS PRÁTICAS DE ALOJAMENTO E CUIDADO
Alojamento social
Camundongos são animais altamente sociais e não devem ser alojados individualmente sem a indicação de um veterinário ou sem justificativa cientifica.O tamanho dos grupos variam de acordo com a ninhagem e espaço das gaiolas, depois de formados os grupos não devem ocorrer mundanças pois isso pode afetar a estabilidade das hierarquias e níveis de agressão.
Após qualquer mudança no bioterio o comportamento dos animais devem ser avaliados.
Refúgios
Espécies-presas, como os camundongos, devem ter acesso a refúgios.Estes locais fazem com que os animais se sintam seguros
Piso sólido e substrato apropriado
Pisos sólidos permitem a disponibilização de substratos para a escavação e alimentação. Além disso testes comportamentais apontam que os animais tem preferencia por pisos solidos como os feitos por maravalha.
Algo para roer
Os dentes incisivos dos camundongos crescem continuamente e são usados na natureza para comer alimentos duros. Camundongos de laboratório podem ser providos com tubos de papelão, ou blocos de madeira para realizar esta função. Suprir o comportamento pela busca de alimento
Manter os camundongos ocupados ajuda a prevenir a obsidade uma forma disso e disponibilizar alimentos em locais que os animais vão se movimentar para pega-los.
Regimes e níveis de luminosidade apropriados
Níveis aceitáveis de barulhos
Protocolos de limpeza adequados
A limpezadas gaiolas é muito problemática e estressante para os camundongos, já que e este processo elimina todsas as marcas de odores que eles estabeleceram. Porém a limpeza é necessária para manter a saúde, a higiene e habituação ao manejo do homem.
Espaço amplo
Camundongos necessitam de espaço suficiente que