pratica equilibrio quimico
Objetivos
·
Estudar o conceito de equilíbrio químico;
·
Reconhecer alguns fatores que influenciam no equilíbrio químico;
·
Estudar o equilíbrio de reações envolvendo o íon cromato e dicromato verificando o princípio de Le Chatelier.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na realidade, muitas reações não se completam, mas, em vez disso, aproximam-se de um estado de equilíbrio na qual tanto os reagentes como os produtos estão presentes. O equilíbrio ocorre quando as reações opostas acontecem em velocidades iguais. Ou seja, a primeira vista poder-se-ia ter a impressão de que o equilíbrio é estático, isto é, que a reação simplesmente parou em determinado ponto. No entanto, experiências (inclusive com radoisótopos) mostram que, o equilíbrio é dinâmico. Simultaneamente ocorrem duas reações uma formando os produtos e a outra, em sentido contrário, produzindo os reagentes a partir do produto formado.
No equilíbrio, as velocidades com que estas reações ocorrem são iguais, explicando-se desta maneira porque nada mais se modifica, sob o aspecto macroscópico.
Um exemplo, sobre o efeito da concentração de reagentes no equilíbrio, são os íons cromato
(CrO42-) que conferem uma coloração amarelada à solução aquosa, enquanto que os íons dicromato (Cr2O72-) conferem uma coloração alaranjada. Em solução, estes dois íons existem em equilíbrio. Dependendo do pH da solução, este equilíbrio é deslocado para a direita, ou para a esquerda.
Assim, em solução ácida (pH baixo), o equilíbrio é deslocado para a esquerda, formando mais íons dicromato. Em solução básica (pH alto), o equilíbrio é deslocado para a direita, formando mais íons cromato. Cr2O72-(aq) + H2O(l) ↔ 2CrO42-(aq) + 2H+(aq)
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais
12 Tubos de ensaio
7 Conta-gotas
1 Pisseta
Reagentes
1 Solução de Dicromato de potássio, K2Cr2O7 0,1 mol·L-1
1 Solução de Cromato de potássio, K2CrO4 0,1 mol·L-1
1 Solução de Ácido clorídrico, HCl 0,5 mol·L-1