Aula prática Equilibrio quimico
TECNOLOGIA EM AGROINDÚSTRIA
AULA PRÁTICA: EQUILÍBRIO QUÍMICO
HONÓRIO MATOS JÚNIOR
LARISSA DE ALMEIDA SOARES
LUAN ALVES TRINDADE
GUANAMBI-BA
11/06/2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS GUANAMBI
TECNOLOGIA EM AGROINDÚSTRIA
AULA PRÁTICA: EQUILIBRIO QUIMICO
HONÓRIO MATOS JÚNIOR
LARISSA DE ALMEIDA SOARES
LUAN ALVES TRINDADE
GUANAMBI-BA
11/06/2014
EQUILÍBRIO QUÍMICO
1.0 INTRODUÇÃO
Entende-se por equilíbrio químico um estado onde a velocidade com que desaparecem os reagentes é relativamente igual à velocidade com que estes são formados. O equilíbrio químico apresenta como características: A velocidade da reação direta ser a mesma da velocidade da reação inversa; O equilíbrio químico é um equilíbrio dinâmico; As concentrações de todas as substâncias presentes permanecem constantes no decorrer do tempo. O Equilíbrio químico em uma reação surge desta propriedade, de manter os reagentes numa constante transformação. (ALVES.L.); Ocorrem num sistema fechado.
O dicromato de potássio, é também chamado de bicromato de potássio e é um sólido cristalino de coloração alaranjada, é solúvel em água. É bastante nocivo. E pode ser fatal se absorvido, ingerido ou inalado. Pode ser cancerígeno em humanos, alergênico, e pode causar irritação ocular e no trato respiratório. O cromato de potássio é um indicador químico de cor amarelo amplamente utilizado para a identificação de concentrações de íons cloretos. É bastante tóxico e pode causar câncer se inalado.
O ácido clorídrico é obtido por meio da absorção do gás cloreto de hidrogênio em água. O ácido clorídrico é um líquido claro e de coloração amarelada, possui odor forte. A fumaça liberada por esta solução aquosa é sufocante, corrosiva e tóxica (FOGAÇA. J.). As suas aplicações incluem a fabricação de coagulantes para tratamento de água e esgoto,