Pratica de Quimica
CAMPUS DE RIO PARANAÍBA
CRP 197 – LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA – 2014/II
ANÁLISE DE ÂNIONS
Rio Paranaíba
Outubro/2014
INTRODUÇÃO
Íons são qualquer átomo ou agrupamento atômico que apresentam desequilíbrio de cargas elétricas. Os íons podem ser positivos e negativos, sendo os primeiros (cátions) originados pela remoção de elétrons de seus átomos e os segundos (ânions), pelo acréscimo. A determinação analítica de ânions é aplicada em vários segmentos da indústria,e também, na caracterização de amostras biológicas e ambientais. A análise individual de ânions pode ser feita por métodos volumétricos, gravimétricos, espectrofotométricos e eletroanalíticos. Já para análise simultânea de ânions, geralmente são empregados métodos cromatográficos. Com o objetivo de remover alguns ânions da amostra analisada, são realizados uma série de “testes prévios”, isto para a observação da cor da amostra, solubilidade em água, valor do pH e reações com certos compostos seletivos. Pode-se também utilizar da reação de precipitação, que é uma forma mais seletiva, uma vez que somente os sais de interesse se precipitem.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, foram realizados diferentes processos para a identificação de ânions distintos, a fim de se identificar as alterações ocorridas durante cada procedimento. São eles:
a) Sulfato ( SO4²ˉ) Em um tubo de ensaio, foi adicionado 1 mL de solução de SO4²ˉ, 1 mLBaCl2.2H2O 0,1 mol/L e 1 mL de HCl 1 mol/L.
b) Carbonato (CO3²ˉ) Utilizou-se de um esquema contendo no tubo A 1 mL de CO3²ˉ, e fechando em seguida o tubo adicionou-se a uma seringa com cerca de 1 mL de ácido clorídrico 1:1. No tubo B adicionou-se cerca de 1 mL contendo Ba(OH)2, logo após, conectou-se uma mangueira do tubo A ao B.
c) Fosfato (PO4³ˉ) Em um tubo de ensaio adicionou-se cerca de 1 mL de HPO43ˉ, 1 mL de (NH4)2MoO4 0,1 mol/L e 1 mL de solução