Pratica de quimica
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
PROPRIEDADE DOS COMPOSTOS IONICOS E MOLECULARES.
Trabalho apresentada à disciplina de Química, do Curso Superior de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica do Paraná –UTFPR.
MEDIANEIRA
2014
1 INTRODUÇÃO Este estudo visa demonstrar a condutibilidade elétrica de compostos iônicos e moleculares que por sua vez apresentam diferentes capacidades de condutibilidade, por sua vez, está condutibilidade pode ser verificada através da passagem de uma corrente elétrica por determinado meio para fechar o circuito elétrico.
Entende-se por corrente elétrica a passagem de elétrons ordenados por determinado meio que ofereça condutibilidade para criação de uma Diferença de potencial (DDP). Como esta DDP não pode ser vista a olho nu, o acionamento da lâmpada se torna necessário para coletar os resultados.
Desta forma define-se o dos resultados obtidos. Compostos iônicos são aqueles que em meio aquoso formam íons, sendo estes cátions e ânions percebe-se então que terão elétrons livres no meio permitindo assim a passagem de corrente elétrica. Já os compostos moleculares não apresentam uma diferença de potencial, eles apenas vão ter a capacidade condutibilidade elétrica quando em meio aquoso se dissociarem em íons. Lembrando que a ionização não ocorre quando as substâncias estão fundidas pois não há íons em suas moléculas.
Para melhor entendimento de tais fatos deve-se observar que tantas substâncias iônicas e moleculares em seu estado solido não conduzem corrente elétrica, porem existem uma gama de compostos, chamados substâncias metálicas, em seu estado sólido, usualmente, conduzem corrente elétrica.
Levando todas as informações em consideração, foram feitos experimentos com diversos compostos iônicos, moleculares e metálicos, em meio aquoso, solido e fundido (liquido), com o intuito de averiguar qual destes podem conduzir corrente elétrica. Para isso verificamos através de um