pratica de leitura
LEVANTAMENTO DO QUE É SIGNIFICATIVO PARA O LEITOR
Devemos sempre lembrar que, durante a leitura de um texto, ao mesmo tempo em que formos lendo, deveremos ir produzindo o nosso diário. NÃO DEVEMOS DEIXAR PARA FAZER ISSO AO FINAL DA LEITURA!
Aos poucos, à medida que formos lendo, vamos encontrar ideias importantes para nós e ideias que parecem ser importantes para o autor. Além disso, no diário, vamos registrar nossas próprias ideias, nossos sentimentos, nossas reflexões sobre o que o autor discorre. Portanto, é necessário tomarmos cuidado para não misturarmos o que é nosso com o que é do autor.
Para isso, devemos registrar as ideias que o autor coloca como sendo as mais importantes, a(s) tese(s) que ele defende e os argumentos que usa para sustenta-las, de acordo com as normas científicas para citações. Quanto mais importantes, maior a necessidade de registrá-las.
EXERCÍCIOS:
1. Leia o trecho que segue, uma só vez, tentando memorizar tudo aquilo que seria interessante, caso você estivesse interessado(a) em comprar a casa descrita no texto.
Os dois garotos correram até a entrada da casa:
─ Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui - disse Eduardo.
─ Mamãe nunca está em casa na quinta-feira - acrescentou.
Altos arbustos escondiam a entrada da casa, os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado.
─ Eu não sabia que sua casa era tão grande - disse Marcos.
─ É, mas ela está mais bonita agora, desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral e colocou uma lareira.
Havia portas na frente e atrás e uma porta lateral que levava à garagem, que estava vazia, exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas ali.
Eles entraram pela porta latera; Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.
Marcos queria ver a casa. Então, Eduardo começou