PRATICA DE ENSINO
UNIDADE CURRICULAR : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Segundo os postulados propostos pela pesquisadora Magda Soares, o processo de Alfabetização vai ao encontro do processo de Letramento.
Hoje existem políticas favoráveis sobre o letramento , portanto nem todos seguem essas políticas, mas elas existem.
Magda Soares é favorável ao Construtivismo .
Primeiramente temos que saber a diferença entre Alfabetização e Letramento.
Alfabetização – é aprender ler e escrever, ou seja adquirir o código da escrita.
Letramento – mesmo antes de se alfabetizar , o aprendizado se dá a partir das práticas sociais, ou seja a partir da convivência com a sociedade.
Mas conforme Magda Soares descreve em seu livro; “ o certo seria alfabetizar letrando, ou seja ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, para que o indivíduo se tornasse ao mesmo tempo alfabetizado e letrado. ( Magda Soares p. 47 ).
Antes dos anos 80, a alfabetização escolar no Brasil era vista sobre outra forma ; de que a criança primeiro deveria aprender ler e escrever para depois partir para outras etapas como ler textos, livros , escrever estórias, cartas, ou seja , usava-se o método tradicional.
Magda Soares, tem o seu olhar voltado para o “Construtivismo” . O Construtivismo modificou este pensamento ultrapassado, e trouxe essa visão , mostrando que o individuo ( a criança ) aprende construindo a partir das práticas sociais, ele é o próprio construtor do seu conhecimento.
A criança que vivem em um ambiente em que sem lêem livros, jornais, revistas, bulas de remédios entre outros, o seu nível de letramento será superior ao de uma criança cujo os pais não são alfabetizados e não teve o privilégio de conviver com pessoas que pudessem favorecer este contato com o mundo letrado.
Hoje podemos considerar alfabetizado não só quem sabe ler e escrever seu nome, mas quem sabe escrever um bilhete simples.
Já