pratica de ensino
Nesta disciplina, foi desenvolvido módulos que possibilitam compreender a realidade social e sua relação com a Educação, por meio do estudo de aspectos dos processos sociais presentes na produção e configuração do sistema operacional. A presença da Sociologia no currículo está intimamente ligada à democratização do acesso ao conhecimento científico com vistas ao incremento da discussão consciente, racional e bem fundamental do educador na realidade social.
É fundamental, também, a discussão sobre o papel do educador no atual contexto educacional, bem como alguns problemas educacionais brasileiros. O saber docente tem sua especificidade a partir do princípio de que é um oficio que exige uma capacitação que na verdade nunca se esgota. Além disso, o papel da escola cresceu e se modificou, exigindo ainda mais de todos os atores envolvidos no processo educativo. No que a Sociologia se aproxima da Educação? Essas e outras perguntas nos acompanham.
O objetivo desta disciplina é despertar ao aluno para discussões futuras a partir do embasamento teórico que essa ciência oferece e, sempre que possível, trazer o debate para a realidade educacional brasileira. Para tanto sugere-se alguns textos de apoio, bem como atividades para auto avaliação etc.
Do que foi visto, pode-se concluir que existem várias culturas, várias sociedades, tem-se também mais de uma sociologia. Dentre essas várias sociologias da Educação, ciência que investiga a escola enquanto instituição social, analisando os processos envolvidos, assim como as demais sociologias “especializadas”. Tem como base as teorias sociológicas. O que importou neste módulo é que todas as transformações vividas, entendidas, como conjunto das várias “maneiras de transmitir e assegurar a outras pessoas os conhecimentos de crenças, técnicas e hábitos que um grupo social já desenvolveu a partir de suas experiências de sobrevivência.
Foi observado que