pratica de ensino
Disciplina: Áreas do Conhecimento: História e Geografia
Caso: Leopoldina (Ensino de História local: Um desafio para os professores do interior da Zona da Mata)
Natania Nogueira Revista Eletrônica de História do Brasil
O Município de Leopoldina em meio a tantos outros, enfrenta a falta de preservação da memória para a construção do conhecimento histórico, com isso encontra grandes dificuldades para resgatar o seu passado.
Desse passado restam apenas algumas lembranças da população mais idosa. O Leopoldinense, desconhece suas origens e resume suas histórias à contos antigos que falam como surgiu o Município, mas que não tem muito significado.
Devido a essa falta de fatos históricos fica difícil de ensinar História, pois faltam dados concretos, material de pesquisa e projetos que visem o resgate da história local. Por esses motivos o ensino Do Município de Leopoldina era conservador, o conteúdo tradicionalista, pois o professor não tinha como pesquisar e assim ensinar seu aluno.
O que se percebe é que o ensino de História nas primeiras séries não sofreu grandes alterações. Para que isso mude é preciso a valorização da história local para a formação do cidadão, do agente histórico, onde não irá se prender apenas no passado, aos grandes nomes e feitos, por isso é preciso que os professores sejam preparados e capacitados para poderem atender as necessidades, e sanar as dificuldades e dúvidas dos alunos.
A solução encontrada seria uma educação patrimonial voltada para o ensino local. Trabalhos com jornais, construções antigas, visitas ao próprio bairro, onde o professor e o aluno trabalhassem juntos para alcançarem o conhecimento.
A pesquisa também é um método muito bom para se trabalhar História, onde o professor será um orientador, que aprende e produz conhecimentos junto com seus orientados. Assim o aluno poderá organizar suas ideias e aprender através do debate.
Como vimos há muitas formas de melhorar o ensino de História, no