Pratica de ensino sobre música
Resumo
Este projeto tem por objetivo apresentar o início do desenvolvimento de uma pesquisa na Rede Estadual de Educação, sobre a aplicação da musicoterapia e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser.
Explica como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem e traz algumas sugestões de atividades e analisa o papel da música na educação. Remete também ‘a Inteligência Musical, apontada por Howard Gardner, como uma das múltiplas inteligências e à capacidade que a música tem de influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando os processos de integração e a inclusão social.
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto tem por objetivo apresentar a Escola Estadual (x), a musicoterapia e os processos de musicalização infantil como elementos que contribuem para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Apresenta algumas sugestões de atividades, baseadas na experiência com a prática da musicalização com crianças e fundamentadas em pesquisa bibliográfica.
Esse projeto visa ser ampliado futuramente a mais escolas da rede pública de ensino, e funcionará como piloto para essa futura ampliação e implantação, visando realizar uma pesquisa aprofundada do papel da musicoterapia na educação, bem como aferência de dados estatísticos da mesma.
Há a intenção não apenas de estabelecer a musicalização como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical dos alunos e professores, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos.
Sugere que as escolas devam oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado,