Pratica de Aquecimento
Conhecer as técnicas de aquecimento ,usando a mais conveniente para cada tipo de experimento, bem como suas técnicas de uso e segurança.
1º Procedimento : Acender e desligar o bico tipo Bunsen usando a técnica
1.1 - Deve-se ligar primeiramente o registro geral de distribuição de gás,para depois ligar a válvula de gás da bancada em que se está trabalhando.
1.2 - Com a válvula de gás aberta, feche a ‘janela’ de regulagem localizada na parte inferior do bico acima da base; Acenda o fósforo e espere a chama estabilizar.
1.3 - Acenda o bico tipo Bunsen usando a válvula redonda de gás e a ‘janela’ próxima a base para regulagem da chama.
1.4 - Para desligá-lo, feche novamente a ‘janela’ de regulagem e feche a válvula redonda.
Observações:
A chama produzida pelo bico de Bunsen varia em cor (amarelo-laranja à azul) e temperatura (300º C à 1600º C). Quando os orifícios de ar (oxigênio) são totalmente fechados na base do aparelho, o gás só irá se misturar com o ar ambiente depois que ele saiu do tubo, na parte superior. Essa mistura produz uma chama amarelo brilhante conhecida como “Chama de Segurança”, pois é mais fácil de ser visualizada e menos quente. Esta chama também é referida como chama “suja” pelo fato de deixar uma camada de carbono (fuligem) sobre o que é aquecido. A temperatura atingida é de cerca de 300ºC.O tipo de chama mais usado para aquecimento é a chama azul, também referida como chama invisível. Esta chama atinge uma temperatura boa para aquecimento. Para produzir esta chama azulada, deve-se regular a abertura dos os orifícios de ar na base do bico tipo de Bunsen, para que o oxigênio misture-se com o gás, tornando a queima deste mais eficiente.
1.5 – Esquema de Aparelhagem
Chama Suja vista no laboratório no escuro.
Chama chamada invisível vista no laboratório no escuro.Na fotografia é possível observar o cone externo chamado de Zona Oxidante e o cone interno da chama, chamado de Zona Redutora.
1.6 – Conclusão
Conhecemos a técnica