Qualidade em Instalações de aquecimento solar
Aq u e c i m e n t o S o l a r
Boas práticas
Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas.
3
apresentação
Este trabalho é sobre uma das ações que podemos fazer no curto prazo. Falamos do uso de tecnologias que já estão disponíveis no mercado para reduzir nossa demanda e consumo de energia: os aquecedores solares.
O Sol tem um papel fundamental em nossas vidas. Além de luz e calor, ele fornece anualmente quinze mil vezes mais energia do que a consumida por toda população mundial, sem contar a que armazena de maneira natural na superfície terrestre, nas águas e na vegetação.
São inúmeras as formas de aproveitar a energia solar, entre as quais destacamos o aquecimento solar de água, que é a mais madura entre as tecnologias renováveis. Suas aplicações já estão comprovadas há várias décadas e nos mais de 235 milhões de metros quadrados de coletores solares instalados em todo o mundo ao
final
de
2008,
segundo
informações
da
Agência
Internacional de Energia. Encontramos desde sistemas de aquecimento de água para uso residencial até sistemas usados em instalações comerciais e industriais, nos quais o calor captado pelos coletores solares pode ser utilizado para aquecer ou pré-aquecer fluidos, como água, óleo, ar e outros, atendendo às grandes demandas de calor para uso sanitário, calefação de ambientes, secagem, climatização de ambientes e geração de energia elétrica, entre outras possibilidades.
Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas.
4
Mesmo com tamanha história de sucesso, às vezes são detectados vários erros. Mas a reunião de boas práticas tem gerado um processo de contínuo aprendizado. Projetar, instalar e usar um aquecedor solar é uma tarefa relativamente simples, mas exige atenção a certos fatores que garantem sua confiabilidade e desempenho. Escolher um sistema de aquecimento solar adequado ao clima local e instalá-lo