Pratica 5
Laboratório de Física I
Relatório da Prática # 5
Confirmação da primeira lei do movimento de newton e noções sobre forças de atrito
Nome : Leonardo Teixeira da Silva Ribeiro
Matrícula : 2015.1.01769.11
Professor : Dr. Roberto Magnago
1 Introdução
Esta prática tem o objetivo de fazer com que o aluno tenha capacidade de concluir que a força é o agente capaz de modificar o estado de repouso ou movimento de um corpo. E também fazer com que o aluno tenha noções básicas sobre atrito, como por exemplo a classificação (estático ou cinético).
2 Desenvolvimento Teórico
Segundo a primeira lei de newton, “um corpo em repouso assim permanecerá a menos que uma força resultante externa venha a atuar sobre ele”. Esta força resistente, além de contrariar a força que tende a deslocar o corpo, também acompanha o aumento do seu módulo até um certo valor máximo, a partir deste valor, qualquer acréscimo dado à força aplicada surge como força resultante e impulsiona o móvel, tirando as superfícies em contato do seu repouso relativo.
Sempre que houver tendência ao movimento relativo entre quaisquer superfícies em contato, inicialmente em repouso, se verifica a presença desta força que se opõe ao movimento, denominada Força de atrito estático(). O valor de equivale ao módulo da menor força aplicada necessária para iniciar o movimento relativo entre as superfícies que se tocam, logo:
utiliza-se a proporcionalidade existente entre o módulo da força mínima aplicada para iniciar o movimento relativo entre as superfícies (f mín), e o módulo da força normal N, para determinar o número e denominado coeficiente de atrito estático.
O coeficiente de atrito e (que informa o grau de aspereza entre as superfícies em estudo) depende da natureza das superfícies, do grau de polimento, da umidade, etc.
Podemos escrever então que:
3 Materiais Utilizados
Um dinamômetro de 2N (1);
Um corpo de prova de madeira (2);
Um anel com fio de poliamida