Pratica 2 - Determinação da resistência elétrica de dois resistores, e suas respectivas incertezas.
Relatório de Física Eletromagnetismo
2014 / 1º semestre
Belo Horizonte
Objetivo:
Determinação da resistência elétrica de dois resistores, e suas respectivas incertezas.
Procedimento Experimental:
A parte experimental foi dividida em três partes ( consulta do código de cores, utilização do ohmímetro e o cálculo da resistência) dentro de cada parte há como foi feito o seus devidos procedimentos.
Consulta do código de cores:
O código de cores é uma forma universalmente utilizada para se determinar rapidamente o valor da resistência elétrica de um resistor comercial. A leitura foi feita através das cores que estão no corpo desses resitores, cada cor em cada posição tem o seu valor, como mostra a tabela de cores (Figura 1).
Figura1
Para achar a resitência dos resistores, primeiramente foi preciso olhar a primeira faixa de cor (sempre a leitura começa do lado oposto da tolerância do resistor) (na figura 1 como exemplo, a primeira faixa é a marrom com o valor de 1), após achar o primeiro valor verificamos a segunda faixa e sua respectiva cor (na figura 1, a segunda faixa é a vermelha com o valor 2 ), foram juntados os valores encontrados na primeira faixa e segunda e colocados um ao lado do outro, (12). Esse valor encontrado é multiplicado pelo valor do multiplicador, que é encontrado na terceira faixa (na figura 1, a cor é verde e seu valor é 10 elevado a 5 , o mesmo que 100000). Portanto multiplicamos o valores (12 x 100000) e obtemo os valores das resitências em ohms(Ω). Para o exemplo da figura 1, a resitência desse resistor é de 1200000 Ω. Para finalizar foi preciso determinar o valor de incerteza da resistência (essa faixa é a última e fica mais afastada das demais, e normalmente obtém as cores dourada ou prateada) desse resitor que é encontrado na última faixa colorida (relativa à tolerância). Na figura 1 a cor é dourada, portanto sua tolerância é de