determinaçao da resistencia eletrica de resistores
Integrantes: Fulano, Beltrano e Sicrano
Prática 3 – Determinação da resistência elétrica de resistores
Introdução
Quando um componente de um circuito elétrico é submetido a uma diferença de potencial V, surge nele uma corrente elétrica I.
Essa corrente, no entanto, encontra certa dificuldade ao se deslocar pelo material. A dificuldade oferecida por um material à passagem de corrente elétrica é denominada resistência elétrica
R. Essa resistência pode ser determinada dividindo o valor da diferença de potencial aplicada ao componente, pela corrente que o atravessa:
R=
V
I
(1)
Há situações em que a resistência elétrica é indesejada, como nos fios condutores da instalação elétrica de uma residência. Nesse caso, quanto menor a resistência melhor, pois ela produzirá menos aquecimento dos condutores. Há casos, no entanto, que a resistência é algo desejável. Em um chuveiro elétrico, por exemplo, a resistência elétrica possui um papel fundamental, pois possibilita o aquecimento do elemento resistivo do chuveiro. Outro exemplo são os resistores comerciais, muito utilizados em circuitos eletrônicos (veja a figura ao lado). Esses resistores são utilizados para limitar a corrente elétrica em determinados pontos de um circuito.
Esses resistores são comercializados na forma de pequenos cilindros com faixas coloridas estampadas. Essas faixas coloridas determinam o valor da resistência elétrica do resistor, bem como a faixa de tolerância da variação dessa resistência. A figura ao lado mostra esse código de cores universalmente utilizado. Nessa prática vamos determinar o valor da resistência elétrica de dois resistores comerciais por meio de três métodos distintos: i) por meio da consulta ao código de cores; ii) por meio da medição com um ohmímetro; iii) utilizando um circuito elétrico simples e a equação (1).
Procedimentos e resultados
i) Determinando a resistência dos resistores por meio do código