Física
Associação de Resistores e Leis de Kirchhoff
Disciplina: Laboratório de Física B
Turma: 01 Professor: Frederico Guilherme de Carvalho Cunha
Alunos: Israel Reinande Freitas Cortes de Britto Kassiano de Jesus Ramos Matheus Alexandre do Nascimento Luis Felipe Gonçalves Ruas Lopes
São Cristóvão/SE
11 de November de 2014
1– INTRODUÇÃO
1.1) Associação de resistores Quando resistores são postos em associação, eles dividem e limitam as voltagens elétricas. Há três tipos de associação de resistores: em série, em paralelo e mista. Na associação em série, todos os resistores são ligados sequencialmente, de forma que haja apenas um caminho para a passagem de corrente elétrica. Nesse caso, a corrente elétrica é a mesma para todos os resistores e a tensão total é obtida através da soma da tensão em cada resistor. Então, utilizando a 1ª Lei de Ohm, é possível definir a resistência equivalente ao circuito:
Req = R1 + R2 + R3 + R4 (1)
Na associação em paralelo, os resistores são ligados na mesma tensão, de modo que existam passagens alternativas para a corrente elétrica, ou seja, a corrente elétrica total equivale a soma de todas as correntes que passam em cada resistor. Pela 1ª Lei de Ohm, a resistência equivalente é definida por:
A associação mista é a junção da associação em série e em paralelo. A resistência