Estudante
ED H
1. OBJETIVOS
Este relatório tem como objetivo estabelecer um procedimento experimental para determinar a primeira lei de ohm e comparar os resultados experimentais obtidos com os valores teóricos adquiridos em sala de aula.
2. INTRODUÇÃO
De acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula os materiais possuem uma característica de oposição à passagem de corrente elétrica. Em alguns casos, essa resistência obedece a uma relação em que a corrente elétrica que atravessa o material e a diferença de potencial elétrica são proporcionais, caracterizando um tipo de resistor chamado de resistor ôhmico.
Essa relação de proporcionalidade entre corrente elétrica e tensão é denominada de Primeira Lei de Ohm, cuja expressão matemática é:
V=RxI
Essa relação também pode ser representada graficamente da seguinte forma:
Gráfico Tensão x Corrente Elétrica (Fonte: MARKUS, O., Circuitos Elétricos . São Paulo, Érica, 2003)
Baseado nestas informações estabeleceu-se um procedimento experimental para verificar a Primeira Lei de Ohm em dois resistores isoladamente bem como de suas associações. 1
3. MATERIAIS UTILIZADOS
- Fonte de tensão cc 0 – 25V.
- 1 resistor de 3,3K
(nominal).
- 1 resistor de 1,5K
(nominal).
- 1 painel para fixação dos resistores.
- Cabos para conectar os resistores à fonte.
- 1 multímetro.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1. RESISTÊNCIAS ISOLADAS
Inicialmente mediu-se cada resistor através de suas extremidades com a utilização do multímetro, encontrando os valores reais das resistências, conforme esquema abaixo: Esquema de montagem para determinação das resistências
Em seguida, submeteu-se cada resistor a diferentes tensões (5, 10, 15, 20 e 25V) encontrando as respectivas correntes, conforme esquema abaixo (tabelas 1 e 2, gráficos 1 e 2):
2
Esquema de montagem para determinação das correntes
4.2. ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE
Colocou-se cada resistor em um intervalo adjacente a outro,