Pragas da batata
Pragas da Batata
Germano Leão Demolin Leite Aline Fonseca do Nascimento
Bom dia turma!!! Na aula de hoje nós vamos estudar as pragas da batata.
A batata é uma cultura muito importante no Brasil chegando a mais de 69 mil hectares de área plantada só na região sudeste.
Entretanto pessoal, a lavoura de batata é habitada por uma grande quantidade de espécies de insetos. A diversidade e quantidade variam de região para região, devido ao modo de cultivo, cultivares ou clima.
Outra coisa importante é que o dano direto de pragas na batata ocorre quando estas se alimentam dos tubérculos; sempre com redução da qualidade ou da quantidade da produção.
O dano indireto é devido à transmissão de doenças viróticas, bacterianas e fúngicas a planta bem como o ataque ocorre nas folhas ou estolões.
Bem turma, as principais pragas da lavoura de batata são a vaquinha, o burrinho, a pulga, a traça, os pulgões, a mosca minadora e os ácaros.
Essas pragas, pessoal, são geralmente, problemas locais e, sob certas condições, devido ao clima, à cultivar, ou ao sistema de plantio, podem ser um fator de redução econômica da produção. Mas não se pode pensar em uso generalizado inseticidas. Não há dúvidas de que a tomada de decisão para o controle de pragas através de inseticidas tem que ser baseada na constatação e na observação da lavoura.
Ao final desta aula vocês serão capazes de identificar as principais pragas e os seus danos, saber formas de evitá-las alem de conhecer os métodos de controle.
A primeira praga que vamos ver, e uma das mais importantes de se estudar, são os pulgões.
Os pulgões são insetos muito pequenos, verdes mais claros ou mais escuros e chegam a medir no máximo dois centímetros de comprimento. A boca deste inseto funciona como uma espécie de canudo.
Amigos, os pulgões utilizam este canudo para sugar a seiva da batata. Isso faz com que folhas fiquem com