pra que serve o DBm
Todos nós já ouvimos falar nessa unidade que é o dB, dBm ou em dBw. Mas de acordo com conversas que tenho mantido, uma grande maioria não estão habituadas ou desconhece mesmo a utilidade dessa unidade multifuncional. Para quem está habituado a lidar com microondas, ou é profissional de RF certamente que estará habituado a estas unidades, e sem ela nem saberá trabalhar.
Na realidade o dB é uma medida que se presta para definir o ganho ou atenuação (também designado por ganho positivo ou negativo) do caminho percorrido por uma corrente alternada, que no caso presente vou definir como energia de radiofreqüência seja qual for a frequência ou meio de propagação. Assim, pode o dB definir coisas tão diferentes como o ganho de um pré de audiofreqüência ou a atenuação da distancia da Terra à Lua numa determinada frequência.
Sem o dB, calcular, por exemplo, uma ligação de microondas entre dois pontos distantes, seria um trabalho de alta matemática, muito moroso e complicado de executar. Na realidade com esta ferramenta podemos facilmente calcular a eficiência de um sistema de radio sem grandes complicações.
O dB pode ser usado para definir o ganho em potência, em tensão, para representar a relação entre dois correntes, entre duas potências e outras grandezas.
No caso do cálculo de ganho em potência, usa-se uma fórmula simples que nos permite, por exemplo, através da relação entre a entrada e a saída de um amplificador, calcular o ganho do mesmo. Essa formula é a seguinte:
G = 10 log (P1 / P2)
Se em vez de potência utilizar grandezas em tensão, então a formula é baseada nos mesmos princípios, mas o logaritmo será diferente. Teremos então:
G = 20 log (V1 / V2)
No caso da relação entre potências, poderemos então afirmar o seguinte:
0 dB equivale a uma relação de 1
3 dB equivale a uma relação de 2
10 dB equivale a uma relação de 10
20 dB equivale a uma relação de 100
30 dB equivale a uma relação de