Sistemas móveis
7.1 – Unidades de Medida
Através das unidades de medição conseguimos expressar quantitativamente e qualitativamente a magnitude e o comportamento dos sinais utilizados em telecomunicações. Descrevemos abaixo algumas unidades utilizadas no SMC.
7.1.1 – O Decibell
Em 1923, a Companhia Americana de Telégrafos e Telefones adotou a “Unidade de Transmissão”, em substituição ao velho conceito baseado em uma comparação entre a queda de potência de sinal em dada linha telefônica e a produzida por milha de cabo padrão. Posteriormente, este unidade de transmissão foi aprovada por um comitê internacional, e recebeu o nome de “Bell” em homenagem a Alexander Grahan Bell, inventor do telefone.
Na prática, todavia, esta unidade é muito grande, por isso, adota-se o deciBell, abreviado dB, como unidade de medição de ganho e perda, ou relação de potência, corrente e tensão. O deciBell também é uma unidade científica básica empregada para definir e medir ruído ou níveis de pressão de som.
O Bell é definido como sendo o logaritmo da relação entre dois níveis de potência:
(7.1)
B= log (P1/P2)
Portanto, o deciBell (dB) é dado por:
(7.2)
DB= 10 log (P1/P2)
P1 e P2 são os níveis de potência a serem comparados.
As relações de potência são independentes dos valores das impedâncias da carga e fonte, mas as relações de tensão e corrente serão verdadeiras somente quando as impedâncias da fonte e carga forem iguais, condição imprescindível pra se empregar o deciBell (ou decibel) nestes casos e são dados pelas expressões: dB = 20 log (E1/E2)
dB = 20 log (I1 / I2)
(7.4)
Apresentamos abaixo alguns exemplos de relações:
POTÊNCIA
8 vezes =
+ 9 dB
1.000 vezes =
+ 30 dB
4 vezes =
+ 6 dB
100 vezes =
+ 20 dB
2 vezes =
+ 3 dB
10 vezes =
+ 10 dB
Unidade =
0 dB
Unidade =
0 dB
Metade =
- 3 dB
1/10 =
- 10 dB
¼=
- 6 dB
1/100 =
- 20 dB
1/8 =
- 9 dB