apostila sgbd
Objetivo(s): Aprimorar os conhecimentos sobre as operações de um Banco de Dados
Direitos autorais e licença: Veja notas de direitos autorais e licença no final da lição.
Transações
Uma transação é uma sequência de comandos SQL que juntos formam uma unidade de trabalho. Os comandos que formam a transação estão intimamente relacionados e suas ações são independentes. Cada comando da transação age em alguma parte da tarefa, mas todos eles são obrigados a cumprir sua tarefa. Um conjunto de comandos de uma transação é visto pelo DBMS como um único comando que deve ser totalmente realizado, ou seja, todos esses comandos devem realizar sua tarefa quando chamados, assim o BD estará em um estado consistente. Através de um estado do Banco de Dados, é possível chegar a outro estado. A aplicação de várias operações sobre dados, mantendo o BD consistente com seu mini-mundo, é chamada de transação. Devemos trabalhar com SGBD e o Banco de Dados como um todo, para que assim, não ocorra inconsistências e incompatibilidades, sendo que no final poderemos validar o novo estado deste Banco de Dados. A transação está intimamente ligada às operações de update, delete e insert, sendo elas as principais que influenciam a mudança de estado de um BD. Para obtermos uma transação de sucesso, o BD deve respeitar as seguintes propriedades ACID: atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.
Propriedade A: Atomicidade
Essa propriedade garante que qualquer operação deve ser realizada por completa, caso não seja, ela será desconsiderada. Isso evita falhas que ocorrem durante a manipulação de um BD.
Exemplo: Deseja-se fazer uma transferência bancária de uma conta A pra uma conta B e no meio da transferência há uma queda de energia total. E agora? A transferência foi realizada com sucesso ou a transferência foi descontada da conta A sem que B tenha recebido?
Se uma transação obedece a atomicidade, é muito fácil responder à essas perguntas. Caso a transferência não tenha