Wimax
Redes wireless
Carlos E. Morimoto
Conteúdo
Redes wireless 2
Alcance e interferência 17
Padrões 21
802.11b e 802.11a 22
802.11g 23
Super G e Afterburner 29
802.11n 31
Segurança 37
Configurando o ponto de acesso 41
Opções básicas 45
Parâmetros da rede 48
Opções avançadas 51
Segurança 58
Alcance, antenas, conectores 61
Antenas 62
Calculando a potência de transmissão e de recepção 76
Cabos e conectores 84
[pic] Redes wireless
Carlos E. Morimoto
12/01/2008
Nos últimos anos as redes wireless caíram de preço e se tornaram extremamente populares. Configurar uma rede wireless envolve mais passos do que uma rede cabeada e um número muito maior de escolhas, incluindo o tipo de antenas e o sistema de encriptação a utilizar, sem falar no grande volume de opções para otimizar a conexão presentes na interface de administração do ponto de acesso. Este é o primeiro de uma série de tutoriais onde estudaremos todos os detalhes sobre o funcionamento e a configuração das redes wireless.
O grande problema em utilizar cabos é que o custo do cabeamento cresce exponencialmente junto com o número de clientes e a distância a cobrir. Montar uma rede entre 3 ou 4 micros em um escritório acaba saindo barato, pois você precisa apenas de um switch e alguns metros de cabos, mas cabear uma rede com 500 estações, incluindo diversos andares de um prédio (por exemplo) acaba sendo muito caro. Além disso, uma rede cabeada oferece pouca flexibilidade; se você precisar mudar alguns micros de lugar ou adicionar novas estações à rede, vai precisar alterar o cabeamento.
Existem ainda muitas situações onde simplesmente não é viável utilizar cabos, como no caso de prédios antigos, onde não existem canaletas disponíveis e em situações onde é necessário interligar pontos distantes, como dois escritórios situados em dois prédios diferentes por exemplo, onde você precisaria adquirir