Pr Tica I
- Uso de Aparelhos de Medidas Elétricas –
Objetivo da Experiência Analisar fenômenos da eletrostática, assim como eletrização e interações entre corpos eletrizados.
Parte Experimental e Discussão Os materiais necessários foram:
Canudinho de plástico
Tripé
Hastes de vidro
Linha
Folha de Papel alumínio
Folha de Papel toalha
Primeiro procedimento: separe uma parte do papel alumínio e do papel toalha, e pique-os em pequenos pedaços. Em seguida, atrite o canudinho de plástico com o papel toalha por alguns segundos, até que ocorra a eletrização dos materiais. Após feito isso, aproxime o canudinho eletrizado negativamente ao papel alumínio picado onde ele causará uma separação de cargas e observe a atração dos materiais de cargas opostas mesmo quando as cargas de mesmo sinal são repelidas. Repita os procedimentos com o papel toalha picado e observe o atrito.
Posteriormente o mesmo procedimento foi feito com a hastes de vidro e notamos que ocorreu também atração, mas de uma forma menos intensa, porque o plástico é um material oco onde passa ar dentro e o vidro é mais denso, dificultando a movimentação das cargas em seu interior.
Segundo procedimento: com base no experimento anterior podemos identificar este fenômeno de outra forma, utilizando o tripé e uma linha prendendo em sua extremidade um pequeno disco de papel alumínio, onde o canudinho eletrizado é aproximado do disco podendo-se constatar o mesmo resultado de atração que ocorreu no experimento do parágrafo acima.
Conclusão Conclui-se através do primeiro experimento citado que ocorreu o fenômeno de eletrização por atrito, um processo que acrescenta ou retira elétrons de um corpo neutro. O estudo comprova que dois corpos neutros feitos de diferentes materiais, quando um elemento sofre atrito, fica eletrizado negativamente (ganha elétrons), enquanto o outro mantem-se neutro (mesma quantidade de prótons e nêutrons). Quando há eletrização por atrito, os corpos ficam com cargas de módulo igual, porém