O Gado Manso E Admir Vel Trabalho Igor
391 palavras
2 páginas
O gado manso e admirávelO condicionamento do povo e sua obediência cega
O artigo “A denúncia social na música ´Admirável Gado Novo´ de Zé Ramalho: Os Mecanismos Massivos de Alienação” de José Edson Ferreira Lima analisa a música sob a ótica das idéias marxistas. O texto também aponta referências ao livro “Admirável Mundo Novo” do Adous Huxley e reflete sobre algumas questões nacionais.
A canção “Admirável Gado Novo” foi composta no período da Ditadura Militar no Brasil, no final dos anos 70. O trecho “engrenagem” que “sente a ferrugem lhe comer” remete ao fim do regime militar e à autodestruição do Capitalismo, pregada por Marx. Já o termo “gado” representa conformismo e submissão de um povo que se deixa ordenhar pelos seus proprietários. Muitas pessoas e os bois são manipulados e explorados durante as suas vidas inteiras.
Essa realidade do “povo marcado” e da alienação das massas já preocupou muito o filósofo e economista Karl Marx. De acordo com ele, as relações de produção e o aspecto material da sociedade condicionam a área política, social, espiritual, intelectual e artística. Para Marx, as condições materiais determinavam nossa consciência e nosso pensamento. Segundo o artigo “Dessa forma ele define o conceito de infra-estrutura como as relações e forças de produção que são sustentadas, isto é, legitimadas por uma superestrutura ´que assegura que a situação em que uma classe social tem poder sobre as outras seja vista pela maioria dos membros da sociedade como natural ou nem mesmo seja vista.”
No “Admirável Mundo Novo” esse condicionamento, a ausência de senso crítico, o controle de poucos sobre muitos que tentam manter uma ordem que só favorece a eles, o conformismo também são visíveis.
Tanto o marxismo, como o livro e a música refletem sobre mecanismo de alienação das massas para que a ordem estabelecida pelos “donos do gado” seja mantida. “Pois é para eles que lá fora faz um tempo confortável´, procurando cuidar do normal e manter a ´ordem´ das coisas.